Proxmox Virtual Environment 8.2 lançado!

|

Foi lançada hoje, a versão 8.2 da plataforma de gerenciamento de virtualização de servidores, o Proxmox Virtual Environment. A nova versão é baseada no Debian 12.5 (Bookworm), mas usando um kernel Linux 6.8 mais recente, e inclui atualizações para as versões mais recentes das principais tecnologias de código aberto para ambientes virtuais como QEMU 8.1, LXC 6.0, Ceph 18.2 e ZFS 2.2.

A nova versão, conta com um assistente de importação para migrar hosts convidados VMware ESXi para o Proxmox VE, com uma nova ferramenta para instalação automatizada do ISO para servidores bare-metal, uma implementação de recurso de backup para dissociar o armazenamento de backup mais lento do desempenho da VM e várias melhorias na interface do usuário.


Proxmox VE 8.2 vem com muitos novos recursos e destaques:

Assistente de importação para VMs VMware ESXi: O Proxmox VE fornece um importador de VM integrado apresentado como plug-in de armazenamento para integração nativa na API e na interface do usuário baseada na Web. Ele oferece aos usuários a capacidade de importar hosts convidados diretamente de outros hipervisors. Atualmente, permite importar VMs baseadas em VMware (ESXi e vCenter). Você pode usar isso para importar a VM como um todo, com a maioria das definições de configuração originais mapeadas para o modelo de configuração do Proxmox VE.

Instalação automatizada e autônoma: A Proxmox oferece uma nova ferramenta ‘proxmox-auto-inst all-assistant’ que automatiza totalmente o processo de configuração em bare-metal. A instalação automatizada permite a rápida implantação de hosts Proxmox VE sem a necessidade de acesso manual aos sistemas, economizando tempo e reduzindo o risco de erros. Para usar esse método, um arquivo de resposta deve ser preparado com as definições de configuração necessárias para o processo de instalação. Esse arquivo pode ser fornecido diretamente no ISO, em um disco adicional, como uma unidade flash USB, ou pela rede. A instalação automatizada é útil em vários cenários, como a implantação de infraestrutura em larga escala, a automação do processo de instalação e a garantia de configurações consistentes em vários sistemas.

Backup Fleecing: Ao criar um backup de uma VM em execução, um destino de backup lento pode afetar negativamente o desempenho de E/S convidado durante o processo de backup. O fleecing pode reduzir esse impacto armazenando em cache blocos de dados em uma imagem de fleecing em vez de enviá-los diretamente para o destino de backup, o que pode ajudar no desempenho de E/S convidado e até mesmo evitar travamentos ao custo de exigir mais espaço de armazenamento. O gerenciamento de backup é especialmente benéfico ao fazer backup de convidados com uso pesado de E/S em um servidor de backup Proxmox remoto ou outro armazenamento de backup com uma conexão de rede lenta.

Modernização do firewall com nftables (visualização da tecnologia): O Proxmox VE vem com uma nova implementação de firewall que usa nftables em vez de iptables. O recurso de opt-in na visualização técnica é escrito na linguagem de programação Rust. Embora a nova implementação esteja próxima da paridade de recursos com a existente, o firewall nftables deve ser habilitado manualmente e continua sendo uma visualização para coletar primeiro o feedback da comunidade.


Outras melhorias

  • Passagem de dispositivo para contêineres via GUI: Embora a API e a CLI tenham suportado a passagem de dispositivo LXC desde a versão 8.1, a configuração da GUI agora também é possível.

  • Configurações avançadas de backup: os trabalhos de backup vêm com novas configurações avançadas, incluindo configurações de desempenho e limites de largura de banda.

  • Diretórios/provedores ACME personalizados: esta versão agora oferece suporte a Autoridades de Certificação (CA) habilitadas para ACME personalizadas com autenticação EAB (Vinculação de Conta Externa) opcional.

  • Vários aprimoramentos na GUI: desabilitar a opção de edição de clique duplo no campo de anotações facilita a seleção e a cópia de texto sem abrir acidentalmente o editor. Nas telas de edição, o botão de reinicialização agora está em um novo local, reduzindo o risco de cliques acidentais.

Disponibilidade

Proxmox VE 8.2 está disponível para download em https://www.proxmox.com/downloads. O ISO contém o conjunto completo de recursos e pode ser instalado em bare-metal.

A plataforma de virtualização da Proxmox vem abastecida com todas as ferramentas de gerenciamento essenciais, bem como uma interface de usuário fácil de usar baseada na web. Isso permite o gerenciamento simples e pronto para uso do host, seja por meio da linha de comando ou de um navegador da Web padrão. Atualizações de distribuição de versões mais antigas do Proxmox VE são possíveis com o apt. Também é possível instalar o Proxmox VE 8.2 sobre o Debian.


Artigos Relacionados